Talking About #21: "Montreal Screwjob"


Bem vindos a edição 21 do Talking About, e como esse domingo é o Survivor Series, nada melhor do que falar sobre o fato mais importante da historia do Survivor Series, o Montreal Screwjob, me pediram para falar sobre o que foi isso, e como ficou muito grande o artigo, eu resolvi deixar ele separado das curiosidades sobre o Survivor Series, lembrando que amanhã tem o 30 curiosidades sobre o Survivor Series,algumas coisas vão parecer confusas nesse artigo:

No final dos anos 90 Bret Hart tinha um contrato com a WWF e recebeu um acordo par renovar seu contrato por mais 20 anos com a empresa, mas nunca chegou a assinar esse acordo de renovação com a WWF, meses se passaram e nada de Vince falar sobre renovar com Bret. Esperando a resposta de Vince, Hart não assinou um contrato com a WCW de 20 milhões de dólares.

Depois de meses McMahon finalmente entrou em contato com Bret e disse que a proposta de renovação foi cancelada pois a WWF está quase falindo e renovar o seu contrato seria impossível, nos anos 90 Hart era uma das principais estrelas da WWF então a empresa estar perto da falência deixava isso muito estranho. Vince então pede para Bret entrar em contato com General Manager da WCW,Eric Bischoff, porque se Vince conseguisse vender Bret para WCW ele conseguiria contratar mais lutadores de baixo custo para o roster da WWF e assim conseguir mais dinheiro para a empresa e como Bischoff queria Hart a qualquer custo,seria fácil conseguir um acordo com ele, e o acordo foi feito mas para não prejudicar a WWF, Bischoff deu um prazo de 2 meses para Bret Hart resolver os assuntos pedentes com a WWF como o seu WWF Champhionship.

Então a WWF precisaria de alguém para tirar o titulo das mãos de Bret Hart o mais "votado" para tirar o titulo de Hart era Stone Cold Steve Austin mas o mesmo estava lesionado. Então Vince usou a unica pessoa que estava "disponível" na época era o European Champion, Shawn Michaels. Bret faria qualquer coisa para sair da empresa de forma amistosa, a unica coisa que Hart não queria fazer era perder o seu titulo no Canadá, e como sabem o Survivor Series 1997 foi feito em Montreal,Canadá.

Bret falou para Vince que não queria perder o titulo em Montreal mas sim no Raw seguinte ao PPV, lembrando que Hart não queria perder o titulo por causa do PPV ser no Canadá e pelo seu oponente ser para Shawn Michaels (quem leu os 10 curiosidades sobre Shawn Michaels sabe a rivalidade que eles tinham), Vince "aceitou" a proposta de Bret perder no Raw mas como vocês sabem isso não ocorreu no dia do evento.

Na manhã do dia do PPV, Vince ligou para Bret dizendo que tinha concordado com a proposta de Hart e que Michaels perderia no Survivor Series desde que Bret perdesse no Raw. Hart gostou mas estranhou pelo fato de raramente McMahon mudar de idéia. Bret falou com o Referee Earl Hebner, e disse exatamente o que Vince havia lhe dito. Mas 6 horas antes do evento, McMahon chamou Michaels e Hebner em uma reunião secreta em sua sala. Propôs que falariam a Bret que o combate seria um empate e que Hebner e Michaels iriam sair correndo do ringue até entrar numa limousine que os levariam para longe do evento, enquanto que McMahon ficaria perto do ringue para resolver as coisas, e Vince falou que era para ambos falarem isso para todos que perguntassem, porque assim teria uma desculpa para Bret Hart perder no Raw.

Mas esse plano deu errado. Nesse dia Bret estava gravando um documentário sobre sua vida e duas horas antes do combate, Bret reuniu-se com Vince, e Vince disse então que altura terminaria em empate e que Michaels aplicaria o Sharpshooter, Hart reverteria. Assim que isso acontecesse, o gongo soaria e The Hart Foundation e D-Generation X apareceriam e se enfrentariam no ringue.

Então chegamos no combate, Michaels é o primeiro a entrar e assim que ele entra Montreal começa a vaiar ele, e jogam coisas em Michaels, quando Michaels entra no ringue ele está com uma bandeira do Canadá e ele zombra a bandeira canadense, como assoar e limpar o nariz com ela (E Chris Jericho foi suspenso por chutar a bandeira brasileira...logica da WWE pessoal). Já Bret Hart entrou como se fosse um herói, ovacionado pela crowd, afinal todos esperavam que Bret derrotasse HBK. E o combate em si foi muito ruim, em um determinado momento Vince aparece no combate para por o plano em ação. No final do combate Michaels aplica o Sharpshooter, e do nada, sem que Hart tivesse tempo para reverter,soaram o gongo. E nesse momento Michaels se tornou o novo WWF Champion. Assim que o gongo foi tocado o Referee saiu correndo para que objetos não o acertassem, Michaels e Hart ficaram sem entender nada do ocorrido.

McMahon tinha traído Bret Hart coroando Shawn Michaels como campeão, Após o combate, Bret se levanta, insulta e cospe no rosto de McMahon. Nisto, entram em cena Jack Brisco (assessor de McMahon) e Triple H. Brisco fala para Michaels que abandone o ringue e festeje a conquista do titulo em outro lugar, nisso Michaels fica bravo e o xinga dizendo "What do you want? You fo....ing Monkey”(o que você quer? a por... do seu dinheiro?). Triple H e Brisco conseguem levar Michaels para fora da arena e Brisco pede para que Michaels erga o titulo, coisa que ele só faz quando está prestes a sair da arena. McMahon então entra no seu gabinete e tranca-se lá dentro com Shane McMahon.

Michaels recusa ir para a limousine e insiste em falar com Bret nos vestiários, algo que ele não fez pois Bret estava realmente furioso. Nisto, os membros da The Hart Foundation entram no ringue e tentam convencer Bret a voltar para o vestiários.

Bret estava com muita raiva começa a quebrar tudo que via pela frente. Ele grita e gesticula de modo a formar as siglas W-C-W. O público entendeu que ele iria para a WCW, então após muita confunsão montreal se despede do seu ídolo. Chegando aos vestiários, Bret tenta invadir o escritório de McMahon, mas é segurado por British Bulldog e Owen Hart.

Depois que as coisas se acalmaram McMahon queria falar com Hart, mas este não queria vê-lo. Mesmo assim McMahon dirigiu-se ao vestiário de Hart, acompanhado de Shane McMahon, Sgt. Slaughter, Jack Brisco & Pat Patterson e falou com Hart que estava trocando de roupas e furioso com ele, mas Vince não se abalou e falou que não deixaria que ele levasse o titulo da WWF para a WCW.

Quando Bret termina de se arrumar ele dá um soco em McMahon que o deixa desmaiado no chão. No momento da queda, Jack Brisco tentou segurar McMahon mas pé de Vince bateu com tanta força em um banco que seu tornozelo foi fraturado. O soco de Bret teve tanta força que partiu o queixo de McMahon e fraturou o braço de Hart.

Shane tentou atacar Bret mas foi parado duas vezes por Bulldogg, todos estavam irritados nesse ponto e depois de um tempo todos foram embora, Michaels não conseguiu falar com Hart, pelo ódio que Hart tinha nesse instante, Vince então seria operado assim que recobrasse os sentidos, ele ficou sem aparecer na TV durante duas semanas. Quando questionado pelas autoridades sobre o que tinha acontecido, Bret afirma que “Vince veio quase que de encontro ao punho acidentalmente”.

Após esse acidente, foi o fim do relacionamento de 14 anos que possuía a WWF possuía com Bret Hart, o que deixou isso interessante foi o fato do personagem "Vince McMahon" ter nascido. Nessa época não era comum os donos interferirem nos combates de forma direta como Vince fez.

O combate foi esse aqui.

E Isso foi o Montreal Screwjob pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário