2016 em 16 momentos #11 - "O fim do movimento"

Fala galera, tudo certo? Aqui é o Justt trazendo o décimo-primeiro texto do nosso especial de fim/começo de ano: o 2016 em 16 momentos. Nesta edição, o Renato do fórum de pro-wrestling contará um pouco sobre o que mais lhe marcou no ano que se passou.

MOMENTO #11: Daniel Bryan anuncia sua aposentadoria do wrestling
O dia 8 de Fevereiro de 2016 tinha tudo para ser apenas mais um dia no mundo do Wrestling. Mas não foi.

De forma inesperada, numa tarde de segunda-feira perfeitamente banal, surge esta bomba.

Vários médicos já haviam dado o ok para o regresso de Bryan aos ringues, mas todos sabíamos que, apesar das suas constantes promessas em voltar aos ringues, este momento poderia acontecer.

Multiplicaram-se logo as reações a este anúncio pelo mundo do Wrestling fora. Em geral um misto de tristeza, por possivelmente nunca mais podermos voltar a ver um dos melhores lutadores dentro do ringue da nossa geração em acção, e também de alívio, ao perceber que Bryan não iria continua a "brincar com o fogo" no que há sua condição médica dizia respeito, que desde há vários anos se sabia ser frágil, principalmente graças às inúmeras contusões que sofreu ao longo da carreira.

Horas depois, no Monday Night Raw, Bryan teve liberdade para ocupar o último segmento do show com a sua emocionante despedida.

"Grateful. I am very grateful. I am grateful because wrestling doesn’t owe me or anybody back there, it doesn’t owe us anything. WWE doesn’t owe us anything. Nobody owes… you guys don’t owe us anything. We do this because we love to do this. And then, it was strange because I did this because I love to do this, and then all of a sudden you guys just got behind me in a way that I never thought was possible. In a way that fans shouldn’t necessarily get behind a guy who is 5’8 and a 190 pounds. You guys got behind me in a way that made me feel that I was more than just me, and for that I’m grateful."

Para mim esta foi a melhor promo de 2016. E é interessante que não tenha sido uma promo no verdadeiro sentido scripted da palavra, mas foi apenas um homem a transmitir os seus sentimentos no dia em que a grande paixão da sua vida lhe foi retirada. E o Wrestling é isto, é emoção. Seja em que contexto for, o grande objetivo de um lutador é transmitir emoções ao público, positivas ou negativas. E Daniel Bryan foi o que foi na WWE por isso, por levar os fãs atrás de si como ninguém. E não apenas da personagem Daniel Bryan, mas da pessoa Bryan Lloyd Danielson, que legitimamente quase todos achávamos merecer chegar ao topo da WWE. Felizmente ainda lá conseguiu chegar antes de a sua condição médica não o permitir.

A história de Daniel Bryan na WWE ficou bem resumida neste grande vídeo que passou antes do duelo entre Bryan e Triple H na WrestleMania 30 e que é dos melhores que me lembro desde que acompanho a WWE. Não era "suposto" lutadores como Daniel Bryan terem sucesso na WWE. Mas o apoio dos fãs da WWE a Daniel Bryan tornou-se num monstro impossível de controlar e não houve outra hipótese senão ceder.


Podia escrever aqui uma grande retrospectiva da sua carreira, mas sinceramente acho que não é preciso. Os seus fãs sabem bem as suas qualidades que fizeram dele uma figura de excelência na indústria, e os seus haters (que existem) não mudarão de opinião com algumas palavras bonitas minhas. Não só pelos seus anos na WWE, mas todo o seu percurso nas Indies, Daniel Bryan tem de ser considerado um dos ou mesmo o nome mais influentes da indústria na última década.

É pena que alguém como Daniel Bryan não tenha tido oportunidade de ter um combate de despedida a sério. Será que alguma vez Daniel Bryan voltará a combater, seja na WWE ou noutra empresa qualquer? Provavelmente não. Mas caso isso não aconteça, pelo menos devemos ter orgulho em dizer

Daniel Bryan tinha tudo para ser apenas mais um lutador do mundo do Wrestling. Mas não foi e ainda bem.

2016 em 16 momentos #11 - "O fim do movimento" 2016 em 16 momentos #11 - "O fim do movimento" Reviewed by Luiz Guilherme Justt on terça-feira, janeiro 17, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.