Sem dúvida um grande talento

Você se lembra? - Umaga

E aqui estou com a segunda edição do quadro 'Você se lembra?', dessa vez trarei a edição de um grande lutador e que em uma opinião pessoal minha, foi desvalorizado pela WWE, não recebendo o que realmente merecia, sendo ele o Umaga.

Uma pequena introdução sobre Umaga:

Nome real de Umaga era Edward Smith ''Eki'' Fatu, pertencia a uma grande família de Samoanos, sendo irmão de Rikishi e The Tonga Kid, primo de The Rock, Yokozuna, Jimmy Snuka Jr, Samula Anoa'i, Matt Anoa'i e Joe Anoa'i (Roman Reigns), sem contar que é sobrinho de Jimmy Snuka.

Edward nasceu em 1973 e treinou no 'Wild Samoan Pro Wrestling Training Center', que era dirigido pelos seus tios, Afa e Sika. Em 1995 após finalizar seu treinamento, Edward começou a lutar no 'World Xtreme Wrestling (WXW)'. Em 2002 Edward e seu primo Kimo assinaram um contrato com a WWE, Eddie então usaria o ring-name de 'Jamal'. 

No dia 14 de Junho do ano seguinte seria demitido, após brigar em uma boate. Após ser demitido pela WWE, Eddie assinou com a TNA (atual Impact Wrestling) no dia 24 de Setembro de 2003, empresa a qual ficou ligado até 11 de agosto de 2004. Já em 2005, Eddie teve uma passagem no Japão pela empresa All Japan Pro Wrestling, usando o ring-name de 'Jamal' e em 2006 fez seu retorno á WWE em uma Dark Match do Raw com o ring-name de Umaga.

Títulos e algumas conquistas:

Na All Japan Pro Wrestring: AJPW Unified World Tag Team Championship (1x) com Taiyō Kea,
vencedor da World's Strongest Tag Team League (2004) com Taiyō Kea.

Na Frontier Martial-Arts Wrestling: FMW Hardcore Tag Team Championship (1x) com Matt Anoa'i.

Na Hawai'i Championship Wrestling: HCW Kekaulike Heritage Tag Team Championship (1x) com Taiyō Kea.

Na Heartland Wrestling Association: HWA Tag Team Championship (1x) com Kimo.

Na Memphis Championship Wrestling: MCW Southern Tag Team Championship (3x) com Kimo.

Na World Wrestling Entertainment (WWE): WWE Intercontinental Championship (2x).

Pro Wrestling Illustrated: PWI o colocou como #22 dos 500 melhores wrestlers do ano de 2007.

Momentos marcantes:

Talvez o momento mais marcante de Umaga no ramo do wrestling tenha sido no combate contra John Cena no PPV 'WWE Royal Rumble' de 2007. Combate que foi bastante violento e o final ficou marcado pelo fato de John Cena ter usado as cordas do ringue para estrangular Umaga, vale ressaltar o excelente sell de Umaga. Abaixo os minutos finais desse combate:



Alguns outros momentos marcantes de Umaga para nós fãs brasileiros, sem dúvidas são da época em que a WWE era transmitida pelo SBT, em 2008. Muitas pessoas, incluindo a mim, começaram a acompanhar e gostar de wrestling nessa época, devido as portas que a emissora do Sílvio Santos abriu. Abaixo um pequeno combate de Umaga, onde enfrentou Brian Kendrick em um combate em que se o Brian vencesse, ele conseguiria uma vaga para o Royal Rumble daquele ano, narrado por Jarbas Duarte e Michel Serdan, que foi ao ar pelo SBT no dia 26 de Janeiro de 2008:



Sua morte:

Em 4 de dezembro de 2009 foi feito um anúncio oficial sobre sua morte, segundo relatos, Umaga teria sido encontrado por sua esposa em casa sem conseguir respirar e com o nariz escorrendo sangue, ao ser levado para o hospital foi confirmado que Umaga tinha sofrido um enfarte. Foi então encaminhado para a U.T.I., mas infelizmente um novo enfarte veio a ocorrer e dessa vez Umaga não resistiu e sua morte foi confirmada. A WWE fez um anúncio através de seu site, relatando a morte de seu ex-lutador. Uma pequena curiosidade que também é trágica, no ano anterior Umaga tinha perdido sua mãe, que após 7 anos em uma luta contra o câncer acabou falecendo.


O ex-lutador da WWE, Elijah Burke, chegou a postar um texto em seu site lamentando a morte de Umaga e contando um pouco sobre sua relação com o mesmo nos bastidores da empresa. Abaixo um trecho do que Elijah publicou:


''Eu lembro de Umaga dando risadas, abraçando o Rey em antecipação do que viria a ocorrer depois daquele vôo. E então aconteceu, Rey Mysterio foi draftado para o Raw naquele ano e toda a felicidade que estavamos por esse momento, desapareceu mais rápido do que uma sunga usada pelo Ball's Mahoney (ex-wrestler americano, que em 12 de Abril do ano passado foi encontrado morto em casa).

O motivo de eu compartilhar essa história é simplesmente isso: Eddie era uma pessoa que adorava passar por ótimos momentos e queria estar em torno de pessoas que sentissem o mesmo. Ele amava sua família e apreciava seus amigos, e mais importante, seus amigos o apreciavam. R.I.P Eddie Fatu, sentiremos sua falta.''

Como era Umaga fora dos ringues?

Segundo amigos próximos e familiares, Umaga era um cara tranquilo, um pai atencioso e dedicado, divertido e estava sempre brincando e rindo. 

Dawn Marie Psaltis, amiga da família e fundadora da 'Wrestlers Rescue', foi entrevistada na época e relatou o seguinte:

"Ele tinha seus demônios, mas ele encontrou muita força em sua família. Ele sempre foi muito brincalhão, ele sempre estava brincando com alguma coisa. Ele vem de uma longa fila de lutadores profissionais e sua família ficou orgulhosa.".

Abaixo algumas fotos de Umaga, fora dos ringues:


Umaga junto á Rey Mysterio, Shawn Michaels, Carlito, Lillian Garcia e Chris Jericho, onde viajariam para uma edição do Raw.

Umaga e Charlie Haas.

Umaga e Mr. Kennedy, em uma das últimas fotos antes de sua morte.

E assim vamos encerrando essa edição do 'Você se lembra?'. Umaga era um grande talento, mesmo com seu tamanho era um lutador muito ágil, tinha muita precisão em seus golpes e para muitos, tinha o melhor Samoan Drop de todos os tempos. Na WWE não obteve tudo o que realmente merecia, infelizmente, pois era um excelente Monster Heel e tinha tinha um ótimo character work. Faz falta até hoje, mas infelizmente não podemos mudar isso. Espero que tenham gostado da segunda edição e até a próxima!

Tem alguma dica de notícia ou correção? Envie-nos clicando aqui!