O histórico de Territórios de Desenvolvimento da WWE - House of Wrestling - O melhor do Wrestling!

O histórico de Territórios de Desenvolvimento da WWE

Sempre que um novo atleta é contratado pela WWE, ele precisa se adaptar ao estilo de Sports Entertainment da empresa, muito diferente do que estão acostumados no cenário independente (salvo raras exceções). Nesse caso, o recém-contratado é mandado para o território de desenvolvimento da WWE, aonde deverá começar por baixo até alcançar o elenco principal e participar do RAW ou do SMACKDOWN!

Com o passar da história, a empresa de Stanford possuiu diversos territórios para desenvolver os seus talentos, desde a USWA até o atual território, o NXT!

Antigamente, as empresas de Pro-Wrestling eram nacionalmente divididas por regiões dos Estados Unidos. Existia um consenso entre as empresas de que cada uma ocupava um território específico do país, respeitando o espaço das demais. Em 1980, Vince McMahon decidiu expandir a WWF (antiga WWE), contratando os principais Pro-Wrestlers de empresas de outras regiões, chamando a atenção do resto do país para a WWF, na expectativa de que o público passaria a acompanhar a WWF por conta de seus lutadores favoritos agora fazerem parte da mesma. Surgindo assim o primeiro território de desenvolvimento da WWF, a USWA.

United States Wrestling Association (USWA 1989-1997):

Fundada em 1989, em Memphis no Tennesse, a USWS surgiu como uma terceira companhia de escala nacional, assim como a WCW e a WWF na época. Ela surgiu a partir de uma fusão entre a WCCW e a CWA, sendo comandada por Jerry Jarrett, Kevin Von Erich e Jerry Lawler.

Foi em 1992, quando Jerry Lawler enfim assinou com a WWF que a USWA começou a trocar talentos com a empresa de Vince McMahon, permitindo que os recém-contratados pela WWF pudessem se desenvolver na USWA antes de ir para a grande liga. E a WWF trazendo grandes nomes que treinaram na empresa de Memphis para a sua própria companhia, como Mark Henry. Val Venis, Steve Blackman e Edge.

Ultimate Pro Wrestling (UPW 1999-2007):

A UPW foi um empresa fundada em 1999, comandada por Rick Bassman, que operava em Los Angeles na Californa. Foi considerada por alguns anos território de desenvolvimento da japonesa Pro Wrestling Zero1 e da WWF/E, aonde escoltava lutadores para treinamento até 2006.

Foi responsável por introduzir ao mundo do Pro-Wrestling nomes como John Cena, Samoa Joe, Melina, Christopher Daniels, Rob Van Dam, entre outros.

Heartland Wrestling Association (HWA 1998-2015):

Considerada uma das principais empresas independendentes dos Estados Unidos no final da década de 90, a empresa do centro-oeste americano era localizada em Cincinnati em Ohio e foi fundada por Les Thatcher com o apoio de Harley Race e Ricky Steamboat, tendo servido como território de desenvolvimento para a WWF/E e a WCW.

Alguns de seus talentos na época incluiam os Hardy Boyz, Nigel McGuinness, Matt Striker, Victoria, Charlie e Russ Hass.

Deep South Wrestling (DSW 1986-2007):

Uma antiga empresa de Pro-Wrestling da Georgia, fundada por Jody Hamilton, iniciou sua parceria com a WWE em 2005, aonde passou a ser um dos principais territórios de desenvolvimento da empresa após sua reinauguração no mesmo ano.

Em 2007, após a WWE fechar sua parceria com a Deep South Wrestling, a empresa acabou sendo fechada no mesmo dia, tendo todos os seus talentos sido transferidos para a OVW, outro território de desenvolvimento a WWE. A DSW foi responsável por desenvolver nomes como The Miz e Xavier Woods.

International Wrestling Association (IWA 1994-2012):

Uma das primeiras empresas de fora dos Estados Unidos que serviu como território de desenvolvimento para a WWE, localizada em Porto Rico, foi fundada por Victor Quiñones e serviu como pontapé para vários atletas latinos crescerem dentro da empresa até chegarem na NWA ou na WWF/E.

Savio Vega, Jimmy Snuka Jr., Essa Rios e Carlos Colón são alguns dos nomes mais populares da empresa a fazerem sucesso fora da América Latina, pode-se dizer que graças à IWA, futuras gerações conseguiram se destacar na WWE, como Primo e Epico Colón.

Power Pro Wrestling (PPW 1998-2001):

Surgiu exclusivamente como território de desenvolvimento da WWF em Memphis, no Tennessee, aonde todos aqueles contratados eram enviados para treinamento. Esse território durou apenas três anos e logo acabou substituído por outros.

Nomes como Kurt Angle, Sid Vicious, Kane e Albert treinaram na PPW.

Memphis Championship Wrestling (MCW 2000-2001):

Outro território de desenvolvimento localizado em Memphis que existiu por pouco tempo, seu proprietário era Terry Golden. A função da empresa era adaptar os lutadores para o estilo da WWF em curto prazo.

The APA, American Dragon e Lance Cade foram alguns dos Alumni da empresa.

Ohio Valley Wrestling (OVW 1997-presente):

Chegamos a uma das principais empresas que serviram como território de desenvolvimento para a WWF/E, a parceria com a OVW começou em 2000 e durou até 2008, após a desfiliação, a OVW agiu como empresa independente até 2011, quando tornou-se parceira e território de desenvolvimento da TNA. Desde 2013, a Ohio Valley Wrestling voltou a ser uma empresa independente sem parcerias e ainda possui seus eventos até os dias de hoje.

Vários dos talentos de outros territórios da WWF/E foram transferidos para a OVW durante a parceria, e também foi um dos territórios que revelou o maior número de grandes talentos, como Brock Lesnar, Randy Orton, Batista, Cody Rhodes, Dolph Ziggler, Kelly Kelly e John Morrison.

Florida Championship Wrestling (FCW 2007-2012):

Foi o último grande território de desenvolvimento da WWE e o segundo território ativo na época após a parceria com a Deep South Wrestling, ficando apenas atuando junta da Ohie Valley Wrestling por um ano até tornar-se o único território de desenvolvimento oficial da WWE. Pode-se dizer que a FCW é o território da empresa até hoje, pois após o fim do Reality Show do NXT, a própria marca da FCW passou a ser chamada de WWE NXT, alterando seu formato e todos os seus títulos.

A FCW foi responsável por apresentar à WWE a maioria dos Superstars presentes no Roster atual da empresa, como Cesaro, Bella Twins, Bray Wyatt, The Usos, Naomi e os membros do The Shield, Seth Rollins, Roman Reigns e Dean Ambrose. Até mesmo grandes nomes que já saíram da WWE fizeram parte da FCW, Alberto Del Rio, AJ Lee, Jack Swagger e Ryback.

WWE NXT (ATUAL):

Após a FCW passar a ser considerada o novo NXT, a WWE mudou a forma como tratava o seu território de desenvolvimento. Passou a tornar o NXT um Show mais relevante, mesmo sendo algo distinto do elenco principal da empresa, tendo seus Shows semanais transmitidos na WWE Network e PPVs exclusivos aos sábados algumas vezes ao ano.

Anteriormente, o NXT era um programa em formato de Reality Show, aonde os talentos da FCW se uniam com Superstars do Roster principal da WWE, este seriam os seus mestres e deveriam guiá-los durante as eliminações do programa até a grande final, aonde um vencedor seria coroado e receberia um contrato de tempo integral com o Raw e Smackdown. O primeiro vencedor foi Wade Barrett, para a surpresa do público, todos os participantes do NXT acabaram indo para o elenco principal unidos, originando a Stable The Nexus. A última edição do Reality acabou sendo finalizada sem um vencedor, pois a mudança de Reality Show para território de desenvolvimento já estava a ser feita.

Em 2017, foi revelado que a última temporada do NXT deveria contar com Big E Langston, Bo Dallas, Damien Sandow, Jinder Mahal, Hunico, Leo Kruger, Seth Rollins e Xavier Woods, mas todos os planos foram descartados.

Após tornar-se território de desenvolvimento oficial da WWE, o NXT recebeu vários novos talentos e até mesmo antigas estrelas, que viram o NXT como um meio de se redimir com a WWE ou ajudar os mais novos a se adaptarem durante o processo de desenvolvimento. Alguns dos grandes nomes do atual sistema de NXT temos Neville, Sami Zayn, Kevin Owens, Finn Bálor, Shinsuke Nakamura e The Revival.

Provavelmente, o NXT será o território de desenvolvimento mais duradouro da WWE, podendo até mesmo vir a ser tornar uma marca tão grande como o Raw ou o SmackDown semanalmente. Entre os fãs, o NXT já é reconhecido pela grande qualidade de seus combates, tendo recebido sua primeira 5* Match em janeiro deste ano, em um combate válido pelo NXT Championship entre Andrade Almas e Johnny Gargano.
COMENTÁRIOS

Sobre / Contato / Publicidade / Disclaimer / Política de Privacidade / Press Release

online / Design por: Ericki Chites