HOW Star Ratings - NJPW New Japan Cup 2018 First Round - House of Wrestling - O melhor do Wrestling!

HOW Star Ratings - NJPW New Japan Cup 2018 First Round

Olá galerinha da House of Wrestling, aqui é o Josué Elias do Canal Clube do Wrestling trazendo para vocês mais um HOW Star Ratings, dessa vez analisando os combates (apenas válidos pelo torneio) que ocorreram nos 4 primeiros dias do NJPW New Japan Cup 2018. Então, vamos nessa:

New Japan Cup 2018 1st Round Match: Juice Robinson (w) vs Yujiro Takahashi - 3.50 


Storytelling: 0.50
In-Ring Execution: 0.75
Match Psychology: 1.00
Timing: 0.50
Innovation: 0.75



Resultado: O mais talentoso da luta venceu, o que foi uma excelente escolha para dar ânimo pro andamento do torneio, já que Juice poderia protagonizar melhores lutas do Takahashi no resto do torneio.

Combate: Foi um combate altamente dramático com grande envolvimento da Crowd, principalmente pela venda de fadiga no final da partida e a atuação dentro de ringue que levou ambos à exaustão física e psicológica garantindo toda essa dramaticidade. Mas o início da Match foi um pouco sonolento, fazendo até com que o Clímax da Match surpreendesse em certo sentido. Poderiam ter dado uma dinâmica melhor em todo o decorrer da Match. Além disso, a proposta do Storytelling não foi bem clara e presente para esse aspecto ter sido um ponto forte desse combate.

New Japan Cup 2018 1st Round Match: Michael Elgin (w) vs Tomohiro Ishii - 4.50


Storytelling: 0.75
In-Ring Execution: 1.00
Match Psychology: 1.00
Timing; 1.00
Innovation: 0.75




Resultado: Aqui temos um tópico bastante discutível. Por um lado a New Japan poderia apostar em Draw's maiores pro torneio, mas ao que tudo indicou, a NJPW quis dá espaço para novos nomes nesse cenário principal, até para dar uma certa variada no Mid Card e Main Card de seus Shows. Obviamente que por essa ótica, Michael Elgin é uma escolha excelente em relaão a Ishi, mas também não deixa de ser uma escolha controversa, já que nessas fases finais é sempre bom ter pelo menos um nome muito forte e experiente como o do Ishi ou do Naito, algo que ficou faltando para dar um ânimo e prestígio maior ao torneio. Evidentemente que Elgin perder no primeiro Round seria um crime praticamente, e por isso coloca esse ''erro'' muito mais na conta de como foram feitas o chaveamento do torneio do que de fato a decisão do resultado dessa luta em específico.

Combate: Aqui vemos uma verdadeira obra prima em termos de um bom Wrestling. Primeiro uma proposta clara, diferente do outro combate de abertura do torneio. A fisicalidade, a resistência aos golpes e seus impactos eram o ponto principal, e num primeiro momento, serviu como construção de uma tensão que gerava ansiedade para os primeiros Nearfalls, o que funcionou muito bem pro público interagir com cada movimento. E isso esteve presente em todo o momento da Match. Em alguns momentos ficou um pouco repetitivo, além do fato de que é um Storytelling manjado, mas que funcionou muito bem pro entretenimento do público e pro andamento da Match, fazendo assim com que esse combate se aproximasse muito da perfeição que é uma Five Stars Match, pois nas sequências finais juntou todo o drama e desfecho do Storytelling em cima da execução de Spots praticamente perfeitos. Um elemento importante foi a técnica de espelhamento de sequências na forma como estruturaram o combate. O embate físico inicial demonstrou isso com clareza, com cada um querendo copiar a sequência de golpes e demonstrações físicas um do outro. Até mesmo no final foi possível perceber isso, quando Elgin dá kickout em 1 segundo, e depois leva o mesmo golpe dando kickout em 2 segundos, e sequências depois acontece o mesmo com Ishi. E isso tudo serviu como um apoio proposital ao desfecho da Match em seu Clímax, que ficou por conta dos dois Spots da terceiro corda, primeiro com o Super Plex do Ishi e depois o Crucifix Power Bomb do Elgin. É um combate que facilmente agrada qualquer fã de Wrestling. Eu realmente não me surpreenderia se alguém me crucificasse por não dar Five Stars para essa obra prima.

New Japan Cup 2018 1st Round Match: Bad Luck Fale (w) vs. Lance Archer - 2.00


Storytelling: 0.50
In-Ring Execution: 0.25
Match Psychology: 0.50
Timing: 0.50
Innovation: 0.25




Resultado: Irrelevante. Preciso dizer mais alguma coisa?

Combate: Irrelevante. Preciso dizer mais alguma coisa?
.
.
.
Preciso. Foi ruim e não tinha chances de ser bom, até pelo tempo da Match e pelos Wrestlers ali presentes.

New Japan Cup 2018 1st Round Match: Hiroshi Tanahashi (w) vs. Taichi - 4.00


Storytelling: 0.75
In-Ring Execution: 0.75
Match Psychology: 1.00
Timing: 1.00
Innovation: 0.50




Resultado: Claro que até então a ida de Taichi para a Heavyweight Division tem somado bastante. Mas ainda não é o momento dele vencer nomes do topo, se é que esse momento um dia vai chegar. Tanahashi foi um medalhão de peso para esse torneio, e sua derrota precoce para Taichi poderia ser considerada uma catástrofe. Ainda bem que não ocorreu.

Combate: Uma consideração deve ser feita. Já havia um certo empo que Tanahashi não tinha uma atuação convincente, e olha que o fator ''Taichi'' ajudou muito nesse ''retorno'' de Tanahashi. Obviamente que a performance de Tanahashi foi o grande destaque. Mas a forma como o Taichi trabalhou o personagem fazendo com que o apoio do público ao Tanahashi aumentasse de maneira absurda fez com que a Match Psychology do combate fosse às alturas. Além disso, todas as etapas do combate duraram o que tinham que durar e tudo aconteceu na ordem certa, fazendo assim com que o Timing também fosse perfeito. Faltou uma variação maior de movimentos, ainda que não fosse a proposta da Match entregar um combate primoroso em termos de movimentos. E a venda de lesões em certas ocasiões não foram tão bem exploradas pelos mesmos, principalmente como fator decisivo no resultado, fazendo assim com que certos elementos do Storytelling fossem meio desnecessários e muito além da conta.






New Japan Cup 2018 1st Round Match: Kota Ibushi (w) vs. YOSHI-HASHI - 4.75


Storytelling: 0.75
In-Ring Execution: 1.00
Match Psychology: 1.00
Timing: 1.00
Innovation: 1.00




Resultado: Kota Ibushi que era um dos favoritos a vencer o torneio decretou a vitória após um excelente combate contra Yoshi-Hashi, que mesmo não sendo um dos grandes nomes da New Japan, é um ótimo Wrestler a ser batido.

Combate: O combate só não foi perfeito porque não tinha um envolvimento ou embate psicológico claro entre os personagens, porque de resto foi tudo perfeito. Fizeram um bom Chain Wrestling inicial, construíram aos poucos as quedas, dividiram bem as etapas do combate, sem movimentos e ações desnecessárias, seguindo um ritmo e fluxo de acontecimentos natural prendendo a atenção do público até os mínimos detalhes da Match. Mesmo em momentos que parecia que a Crowd iria desviar, eles trataram logo de corresponder a altura para trazer a Crowd de volta, como por exemplo, no maravilhoso Moonsault de Kota Ibushi do lado de fora do ringue lá nas arquibancadas. Depois disso só precisaram fazer sequências atrás de sequências de quedas e movimentos mais grandiosos do que os outros, levando a empolgação do público ao êxtase total. Ótimo combate!

New Japan Cup 2018 1st Round Match: Tetsuya Naito vs. Zack Sabre Jr. (w) - 4.00


Storytelling: 0.50
In-Ring Execution: 1.00
Match Psychology: 1.00
Timing: 0.50
Innovation: 1.00




Resultado: Chocante! Talvez o resultado mais surpreendente de todo o torneio, pois alguém que não passava do Under Card da NJPW do nada conseguiu vencer a terceira ou segunda maior estrela da empresa no momento. No mínimo o resultado é surpreendente, mas isso pode ser encarado de uma forma negativa, porque não é um resultado dotado de tanto sentido. Se a intenção era chocar o público, fizeram tudo como deveriam. Mas não sei se era realmente a melhor opção chocar o público dessa maneira, eliminando no primeiro Round uma grande estrela como o Naito, sendo que, alguém do Under Card que não vinha tendo uma construção digna para esse torneio é a pessoa que o eliminou. Ao menos se o Zack tivesse tendo um booking parecido com o do Sanada, seria ao mesmo tempo um resultado chocante mas também razoável. E longe de mim querer dizer que o Zack Sabre Jr. não mereceu ganhar o torneio em vista de seu talento. Mas em vista do booking que ele recebeu, pareceu algo meio apressado e repentino demais pro público aceitar sem nenhuma crítica, ainda mais pela forma como aconteceu, com ele demolindo adversários muito maiores do que ele como se tivesse encarnado o espírito de lenda do Puroresu em seu corpo.

Combate: Foi interessante ao mesmo tempo que mal formulado em termos de história. De acordo com o contexto, parecia que o Zack Sabre Jr. era o professor e o Naito um mero aluno tentando se provar, o que de certa forma tira a credibilidade da história contada, pois deveria ser o contrário em vista do enredo da própria empresa. Digamos que os papéis foram invertidos sem nenhuma explicação prévia que desse sustentação para essa inversão. Não tivemos momentos do Naito na Match, pois ele simplesmente foi anulado em todos os sentidos pelo Zack. Não era a proposta mais realista, nem a proposta mais convincente, e muito menos a melhor proposta. Até por conta disso, para vender melhor a derrota de um Big Star como Naito, era necessário um tempo maior não só para a Match, mas também um tempo maior para uma dominação do Naito no combate. Fora esses problemas mais estruturais, o combate foi excelente, principalmente pela alta performance de Zack nas submissões e de Naito nos Nearfalls, colaborando para um clima muito grande de tensão no combate (ah lá estilo Suzuki). E apresentando boas sequências e um ótimo ritmo, a psicologia se alinhou com uma variação absurda de movimentos que trouxeram uma certa imprevisibilidade pro combate que certamente foi demonstrada através do próprio resultado da Match, que surpreendeu bastante.

New Japan Cup 2018 1st Round Match: Toru Yano (w) vs. Davey Boy Smith Jr. - 1.75


Storytelling: 0.50
In-Ring Execution: 0.25
Match Psychology: 0.50
Timing: 0.25
Innovation: 0.25




Resultado: Eu diria que é irrelevante, mas na verdade Toru Yano vencer é menos pior. Ele vem bem nessa pegada de Comedy Wrestling há um bom tempo, enquanto Davey não tido destaque em absolutamente nada desde o Wrestle Kingdom desse ano.

Combate: O combate parecia mais um circo do que de fato uma luta. Era uma competição de quem conseguia ser mais engraçado, o que fez desse combate interessante para quem quer ter um desafogo a um Wrestling mais sério. A proposta foi fzer rir, mas infelizmente não foram tão eficientes nisso, embora o propósito da Match tenha sido cumprido. Inovaram na forma como terminaram a Match, tendo um término de acordo com o que o Storytelling pedia. Mas de resto não trouxeram nada de tão diferente para que de alguma forma o público caísse na gargalhada.

New Japan Cup 2018 1st Round Match: SANADA (w) vs. Chuckie T - 3.75


Storytelling: 0.50
In-Ring Execution: 1.00
Match Psychology: 0.75
Timing: 0.75
Innovation: 0.75



Resultado: Evidentemente que aqui a zebra não iria reinar, pois como já disse antes, a construção em cima de Sanada como novo nome do Mid Card da NJPW iria passar por uma sequência de vitórias. Se destacar na New Japan Cup é um passo para o estabelecimento dele como um nome sólido da empresa que pode eventualmente receber oportunidades maiores num futuro próximo.

Combate: Fizeram uma apresentação convincente, que não surpreendeu em muitos aspectos, mas que também não decepcionou. O desempenho em ringue de ambos foi satisfatório, principalmente pelos movimentos de extrema dificuldade técnica executadas por ambos. O Storytelling ficou abandonado já que não havia rixas pessoais entre os lutadores, que foram criadas ali mesmo de um jeito simplório, com Sanada oferecendo um aperto de mão com Chuckie aceitando e se levando um chute logo depois. Ao menos o combate teve uma estruturação interessante, principalmente em seu andamento fora do ringue, com o Spot da mesa sendo revelado inicialmente e executado posteriormente além de um bom envolvimento de ambos usando bem essa parte externa. Obviamente que ficou a sensação de que faltou algo mais pro combate ser de outro patamar, o que não desqualifica o combate como um bom combate.


Então galera, essa foi a Análise de hoje. A análise dos combates das rodadas finais sairá em breve aqui na House of Wrestling, então fique ligado para você não perder. Um abraço e até a próxima!
COMENTÁRIOS

Sobre / Contato / Publicidade / Disclaimer / Política de Privacidade / Press Release

online / Design por: Ericki Chites