Ace Time #01 - Meltzer, um câncer do Pro-Wrestling?

Ace Time #01 - Meltzer, um câncer do Pro-Wrestling?

Não é de hoje que Dave Meltzer vem recebendo inúmeras críticas em relação ao seu trabalho, divulgando planos de bastidores, e claro, pelo sistema de ratings que ficou imensamente popular nos últimos anos. O jornalista mais conceituado dentro do Pro Wrestling, recentemente recebeu críticas até mesmo de nomes de peso da indústria, como a lenda Jerry "The King" Lawler, e o ex-comentarista espanhol da WWE, Hugo Savinovic, que inclusive chamou o responsável pelo Wrestling Observer de "câncer maligno da indústria". Mas fica a pergunta no ar: Meltzer seria de fato um câncer da indústria?

Pois bem, para aqueles que não me conhecem eu sou o Dan, antigo leitor da HOW desde os áureos tempos de 2013. Sou estudante de Jornalismo e amante de Pro Wrestling a mais de 14 anos. Já fui colaborador da HOW em mais de uma oportunidade. Também sou pro wrestler pelo Gigantes do Ringue, sob o nome de Ace Williams e agora espero semanalmente trazer artigos como este aqui para vocês!

De uns tempos para cá, algo que explodiu e virou uma febre dentro da comunidade de wrestling, foi o famigerado "star rating" que Meltzer popularizou, um sistema que visa classificar a qualidade dos combates, aonde a nota máxima, em tese seriam as 5 stars. Recentemente vimos inclusive esse sistema ser quebrado, como notas acima de 5 estrelas e até mesmo algumas chegando a 6 estrelas e mais recentemente, uma 7 star (que até era esperada por muitos). O sistema que foi popularizado em 1983, hoje em 2018, vem sendo tratado por alguns como algo quase bíblico e sagrado, que não pode ser contestado, e por outros como uma besteira completa e algo inútil. E já virou recorrente tais críticas a Meltzer, aonde vemos argumentos que dizem que combates japoneses recebem preferência de Meltzer, ou que "os combates recebem uma nota maior só pelo "buzz" que criam antes e depois da luta.

A verdade, é que o próprio Meltzer já comentou que seu sistema de rating, não é algo para ser seguido, não se trata de uma verdade absoluta, mas sim como um comparativo e acima de tudo uma forma de "recomendar" combates aos demais. Até mesmo por que um combate 4.75 para um 5 stars, não existe diferença em tese. A crítica real aqui, deveria ser feita diretamente para os fãs, que comentam em sites e afins e tornam isto algo tóxico para a indústria, pois da parte de Meltzer, isso gera apenas impacto e de certo modo estimula ainda mais a competitividade e gana para obter-se uma 5 star match no currículo.

Duras críticas em relação ao fato de Meltzer expor resultado dos combates antes dos shows, os famosos spoilers, ou liberar segredos dos bastidores e afins, em seu Wrestling Observer Newsletter (WON), foram feitas por Jerry Lawler. Entretanto, em qualquer ramo que possua expectadores, sejam esportes, filmes, séries e qualquer outra coisa, irão haver rumores e consequentemente irão gerar notícias, fica a cargo apenas do expectador ir atrás destas informações ou não. Criticar Meltzer, como jornalista, por fornecer informações que as empresas e promotores gostariam que permanecessem em segredo, é simplesmente criticar sua profissão e não diretamente o autor.

Avaliar e analisar combates de um esporte de entretenimento se torna algo muito subjetivo, pois a interação e gosto pessoal é diferente. Dizer que Meltzer é um câncer para a indústria, não tem nenhum embasamento. Sites de todo o mundo bebem da fonte que é o WON, e o jornalista não possui a fama que tem apenas por sorte, de fato existe algum motivo. Dizer que Meltzer é um câncer da indústria, é colocar toda a culpa de quem comenta e trata suas palavras como religião em cima dele. Notícias irão ser geradas, com ou sem ele. Tomaremos conhecimentos dos bastidores, com ou sem ele. No fim, a única culpa que pode ser atrelada a Meltzer, é de sua popularidade, pois se não fosse ele, com certeza seria outro.

Talvez o maior “tiro no pé” que Meltzer veio a dar, foi quebrar o seu próprio sistema de ratings. Uma vez que ele até mesmo voltou atrás em lutas como Flair vs Steamboat para aumentar sua classificação. Com combates 6 stars e até 7 stars, muito da aura que se tinha em torno de um combate 5 stars se perdeu, e algo que era considerado raro e peculiar, hoje vem se tornando cada vez mais corriqueiro, talvez não tanto pelos atletas, mas pelo nível de exigência que foi diminuído. Essa quebra, como muitos dizem, vem fazendo até mesmo que Meltzer perca sua credibilidade.



Perguntas:


– Seria Meltzer um câncer da indústria de fato, ou seria apenas reflexo de quem propaga sua opinião?
– Ele faz algo correto, ou ao seu ver seu trabalho acaba tirando certo impacto do Pro Wrestling?
– E seu sistema de rating, é algo a ser levado sério até que ponto?

Comentem suas opiniões e próximos temas que vocês gostariam que fossem tratados aqui!

Sobre / Contato / Publicidade / Disclaimer / Política de Privacidade / Press Release

online / Design por: Ericki Chites