Por que assistimos Pro-Wrestling?

Olá a todos, sou "Miller" Mateus Nascimento um velho amigo do grande Patricki Chites e antigo leitor da HOW, além de um amante de Pro-Wrestling desde 2008 (sim, sou da época do SBT). Sou mais conhecido da época de ouro dos Fantasy (inclusive onde conheci o Patricki), entretanto descobri recentemente minha paixão em escrever artigos sobre Wrestling e é isso que eu vim fazer aqui, espero que gostem. Pode-se dizer que aqui a House of Wrestling se torna a House of Miller, minha casa, onde direi minha sincera opinião sobre tudo aquilo que vier na minha cabeça, já começando com algo grande e que não é voltado apenas para pessoas de dentro da bolha do Pro-Wrestling, então se você conhece alguém que tem preconceito com o Wrestling, mostre esse artigo para ela, pois estou escrevendo para todos, principalmente para aqueles que não conhecem ou tem preconceito, então vamos direto ao tema:

Por que assistimos Pro-Wrestling?

Por que assistimos Pro-Wrestling? Não deveria ser algo que paramos de assistir assim que, ainda quando criança, descobrimos que não é tudo de verdade? O motivo é muito simples e pode ser basicamente explicado pelo mesmo motivo que assistimos um filme: Para nos entretermos. Mesmo o Pro-Wrestling se passando por um esporte, ele não fica ruim a partir do momento em que sabemos que ele é fake, pegue por exemplo uma pessoa que gosta de assistir Futebol Americano... essa pessoa pode também assistir um filme sobre Futebol Americano, onde todas as competições, dramas e relações dentro do filme são fictícias e mesmo assim se entreter. O Pro-Wrestling é portanto como se fosse um filme sobre luta... ou melhor, uma série inacabável.

Quando você diz gostar de Pro-Wrestling para alguém de fora dessa nossa bolha, a primeira coisa (isso se ao menos ela conhecer o que é... provavelmente ela conheça wrestling como "WWE") que ela vai te perguntar é "Você sabe que é de mentira, não sabe?", o que eu sempre vi como uma pergunta muito idiota. Pensa só, imagina que tem alguém assistindo um filme do Harry Potter... você não chega nessa pessoa e pergunta se ela sabe que não é real, pois é óbvio que não é real, qualquer um com mais de 5 anos de idade sabe disso e se você perguntasse isso, você pareceria um grande idiota, mas... mesmo assim as pessoas perguntam se você sabe que Pro-Wrestling é Fake e isso porque elas tem a ilusão de que somente assiste à essa forma de entretenimento quem ainda acredita que ela é real.

O Pro-Wrestling é apenas mais uma forma de entretenimento, tal como Anime, série, filme, cinema, teatro, novela e não é por que todas essas coisas não são reais que elas são ruins. Sempre que alguém me diz que não gosta de Wrestling porque é falso, eu penso... será que essa pessoa só assiste documentários e jornais? Para mim, você gostar de uma série como Game of Thrones ou gostar de Pro-Wrestling é a mesma coisa, você gosta da história sendo contada e desenvolvida naquele determinado formato.

E as histórias sendo contadas são incríveis, muitas vezes histórias dignas de filme. Temos por exemplo o grupo de novatos que se junta para causar um grande caos na empresa, destruir tudo ao atacar praticamente todos os outros lutadores, como um "castigo" pelos maus tratos que receberam da administração da empresa, até que é então formado um time com os melhores lutadores da empresa para detê-los. Temos também as diversas histórias de lutadores que não são visto por ninguém da administração da empresa como alguém capaz de estar no topo, entretanto, eles primeiramente ganham a admiração e respeito de todo o público, depois conquistam uma chance ao cinturão máximo da empresa e então no maior evento do ano fazem o impensável ao derrotar um dos maiores nomes da existência para se consagrarem como o grande campeão. Temos também diversas histórias de Davi contra Golias, dentre diversas outras. Vai me dizer que uma história como a de Daniel Bryan rumo ao topo, não daria um excelente filme? Estou para te dizer que mais do que apenas um filme, daria uma excelente série de filmes tão boa e tão grande quanto do Rocky Balboa. E então volto a perguntar... você pode não gostar dos filmes do Rocky, mas ele é ruim por ser uma história fictícia e não um documentário? Há algo de errado em uma história sobre um lutador? O filme só seria bom se fosse uma história de verdade, com lutas de verdade?

Mesmo nos esportes legítimos, quem garante que algumas coisas que acontecem também não sejam "marmelada", "armação"? Dentro do próprio futebol em muitos jogos tem gente achando o VAR tendencioso para alguns times. Muitos jogos parecem ser comprados. Mesmo em grandes lutas de boxe ou MMA, quem garante que alguém não pagou um dos lutadores para ele entregar a luta em determinado Round? Eu sou estudante de Educação Física e já conheci um árbitro de grande renome, que já relatou ter tido dinheiro oferecido para favorecer a um time... e mais de uma vez, fora os diversos casos que ele conhece com outros árbitros. Então fica a pergunta, por conta disso o esporte é ruim? Devemos parar de assistir Futebol, Boxe ou MMA? Pois o Pro-Wrestling ao contrário de todos esses casos, ele não tenta enganar ninguém, muito pelo contrário, existem diversos personagens cartunescos como o próprio The Undertaker, que é um coveiro que foi morto e voltou do mundo dos mortos. Se isso não é deixar claro que o Wrestling é falso e seus personagens são puramente fictícios, eu sinceramente não sei o que é.

Resultado de imagem para ric flair chops
Sabe os "golpes de mentirinha"? Muitos deles de fato são, alguns chegam a inclusive passar longe do adversário, mas e se eu te contar que muitos deles acertam de verdade, você acreditaria? Pois é verdade, por incrível que pareça. Um exemplo disso são os Chops (uma espécie de tapa no peito) que chegam a deixar muitos lutadores com o peitoral roxo e cheio de dor após uma luta. Outros golpes acertam de forma a machucar menos, mas ainda assim machucam, mesmo utilizando a técnica certa para machucar seu adversário o mínimo possível... tudo isso sem falar de quando o executante do golpe erra e acaba acertando de fato o adversário, machucando-o seriamente, podendo deixar o adversário atordoado ou até mesmo lesioná-lo, pois sim... assim como em qualquer esporte real, no Pro-Wrestling também existem as lesões e acidentes. Cada vez que um wrestler sobe dentro do ringue, ele está colocando seu corpo em risco... de verdade.

O próprio ringue não é uma cama elástica como muitos pensam. Cada Slam (o ato de jogar o oponente no ringue), cada Bump (queda no ringue) que você toma realmente machuca, óbvio que não tanto quanto cair em um chão de concreto, mas é muito similar à um tatame... quem já lutou sabe que se você cair da forma errada, DÓI! Que se você cair repetidas vezes, DÓI! E em uma única partida de wrestling você cai no ringue DIVERSAS vezes, muitas vezes mesmo, o próprio ato de correr às cordas e bater nela com sua musculatura próxima à escápula e dorsal, começa a doer a partir de muitas vezes feito isso... sim, as cordas começam a machucar a partir de um certo ponto.

Sabem os filmes de ação que todo mundo gosta? Pois bem, na maioria das cenas de luta mais coreografas, mais difíceis ou mais perigosas, nem são os atores que você tanto admira que fazem aquilo que aparece nos filmes e sim seus Dublês, com exceção de alguns caras como o Jackie Chan por exemplo. Pois no Pro-Wrestling, é como se os lutadores além de atores, fossem também os dublês, pois toda a coreografia das lutas, por mais mirabolantes e perigosas que possam ser, são eles quem de fato fazem. Sabem quando um lutador pula do topo de um dos corners com um giro pra cima de outro? Ele realmente fez isso! Não tem cabos invisíveis nem nada do tipo. É lógico que é tudo feito de uma forma a tentar machucar ao mínimo ambos os envolvidos na realização do golpe, mas ainda assim machuca e ainda assim, se você parar para pensar, é "real". O wrestler de fato se arriscou pulando daquela altura, fez um giro e caiu sobre seu oponente, o que me leva a pensar sobre aqueles que criticam ao Pro-Wrestling: Os lutadores não merecem nem ao menos o reconhecimento por sua tamanha coragem, agilidade, precisão e atleticismo?

Quando um wrestler ergue outro... sim, existem diversas técnicas para ajudá-lo a fazer isso, o próprio lutador que está sendo erguido o ajuda a erguê-lo. Mas de fato um wrestler está erguendo ao outro! Mais de 100kg. Sem ajuda de cabos, efeitos de edição nem nada. Isso não merece que ele tenha sua força reconhecida? Eu poderia dar um exemplo para cada capacidade física, mas onde eu quero chegar é que apesar do esporte não ser um combate legítimo, seus praticantes são sim atletas do mais alto nível, com muitos dos treinamentos chegando a ser tão duros quanto de qualquer outro esporte se não até mesmo mais duros.

Eu vejo muitos fãs se irritando quando alguém: chama wrestling de Fake, chama de algo de criança, resume o wrestling à WWE ou tem preconceito com o wrestling no geral por uma única coisa que viu isoladamente na WWE. Eu já me irritei muito com isso no passado, mas não mais... só fico um pouco triste da pessoa ter preconceito com uma arte de entretenimento para a qual na maioria das vezes ela nem deu uma chance. Quando a pessoa pelo menos assiste e mesmo assim não gosta é tranquilo, o pro-wrestling realmente não é para todo mundo, igual por exemplo um filme de comédia que pode fazer alguém morrer de rir, mas para mim pode ser extremamente sem graça. Mas tem gente que nunca nem viu wrestling e já tem um preconceito, somente pelo fato de não ser um esporte de combate legítimo e de ter seu final pre-determinado. Perde-se a chance de curtir mais uma forma de entretenimento.

Resultado de imagem para wwe punch
É engraçado quando um Hater de wrestling vê na WWE o lutador fazer uma sequência de golpes completamente fora do normal ou tomar vários socos e não cair... ele com certeza vai criticar isso, falando que é muito falso, mas se a exata mesma cena estiver em um filme de ação, esse mesmo cara vai dizer o quanto essa cena é "foda". Em um filme é completamente aceitável o The Rock segurar um helicóptero com apenas um braço... mas se no wrestling o cara acabar esperando 2 segundos parado para receber o golpe de seu adversário, pronto... aí já é demais, muito falso, impossível de assistir.

Tanto em um filme, quanto no wrestling, ou qualquer obra de ficção, temos a "Suspensão de Descrença", que nada mais é do que o ato de "um leitor ou espectador em aceitar como verdadeiras as premissas de um trabalho de ficção, mesmo que elas sejam fantásticas, impossíveis ou contraditórias". Pegue por exemplo quando o Goku faz um Kamehameha... a gente aceita, mesmo isso não sendo possível no nosso mundo, mas no universo dele isso é possível, tal como um feitiço em Harry Potter ou a existência de Dragões em Game of Thrones. Com o Pro-Wrestling é a exata mesma coisa, suspendemos por um momento o fato de descrermos na realidade das lutas e nos deleitamos com o espetáculo e histórias desenvolvidas para aproveitarmos ao máximo do que está nos sendo apresentado.

A verdade é que, principalmente aqui no Brasil onde as pessoas simplesmente não entendem um esporte de entretenimento, sempre vai ter gente falando besteira sobre aquilo que elas não sabem ou aquilo que elas não entendem. O lance é você não deixar isso interferir naquilo que você gosta! Continue gostando e deixa para lá, lógico que sempre que possível, corrija a desinformação que é passada, mas se contente com o fato de que mesmo você explicando, ainda assim vão ter muitas pessoas que não vão compreender, e isso faz parte.

Isso tudo é apenas bem superficialmente. Assim como existem diferentes gêneros de filmes: comédia, ação, aventura, etc, cada um para seu público específico. Existem também diferentes tipos de wrestling: Hardcore, Technical, Comedy, Highflying, etc, pois cada fã de wrestling também tem seu gosto particular, então mesmo que você assista à um show da WWE e ache muito infantil ou muito forçado, você pode talvez assistir um show da AEW e achar um espetáculo. Você pode assistir CZW e ficar impressionado com a violência, mas assistir Chikara e se divertir com a comédia de lá. Enfim, tem tipos de wrestling para tudo quanto é gosto, assim como acontece com filmes. Caso você tenha quebrado um pouco seu preconceito com o Wrestling e queira dar uma chance, pergunte à alguém que conheça para te recomendar algo que se relacione com seu gosto e mesmo se você não gostar, saiba que não tem problema, apenas não tenha preconceito com essa grande forma de entretenimento que com certeza tem muitos fãs ao redor de todo o mundo.
Gosta da House of Wrestling? Também estamos no Instagram e Facebook, siga-nos por lá e receba nosso conteúdo direto na sua rede social.
Mais sobre WWE |